O maior sonho Feminino
Uma amiga querida, que costuma ler minhas despretensiosas reflexões quinta-ferinas, me lançou dia desses um monumental desafio: "Qualquer dia deverias escrever sobre o maior sonho das mulheres". E mais não disse. Tentei extrair-lhe uma explicação mais clara para a sua proposta: "E qual é o maior sonho?" Ela sorriu aquele sorriso zombeteiro que as mulheres guardam para ocasiões especiais e disparou:
- Te vira!
Sou repórter. Saí decidido a arrancar a resposta de alguma dama desprevenida. A primeira que encontrei foi minha afilhada, que tem apenas 13 anos. De surpresa, perguntei-lhe: "Qual é o maior sonho das mulheres?" Nem bem terminei a pergunta e ela já estava respondendo com aquele imediatismo convicto dos adolescentes:
- Não tenho a mínima idéia!
Queixei-me para uma amiga de longo tempo que a minha enquete tinha começado mal e pedi a sua ajuda. Sábia e bem-humorada, ela respondeu por ela e pela menina:
- Quando eu tinha 13 anos, o meu maior sonho era ter 18. Agora meu sonho é esse novamente.
Depois de me fazer rir, respondeu seriamente:
- Tua tarefa é difícil. Mulher é bicho complicado. Não temos um sonho, temos vários.
Segui com a minha pesquisa e comprovei o acerto de sua previsão. De cada entrevistada ouvia uma resposta diferente:
- Sucesso na vida pessoal e profissional.
- Ter um filho.
- Ser amada.
- Um corpo perfeito.
- Encontrar o amor de sua vida.
Decidi escolher a dedo uma colega de ofício, experiente e inteligente, na certeza de que ela acabaria com as minhas dúvidas. Enviei-lhe uma mensagem pelo sistema de computador e recebi a seguinte resposta:
- Superfácil de responder. Nossos sonhos são mais simples do que vocês, homens, imaginam.
E mais não escreveu, reconduzindo-me ao enigma inicial. Pensam que desisti? Percebi outra companheira de trabalho concentrada num telefonema. Resolvi pegá-la de surpresa. Pedi tempo e sussurrei a pergunta no seu ouvido. Ela me olhou sem aparentar surpresa e digitou sem tirar o telefone do ouvido:
- Eu não entendo nada de mulheres, talvez por isso sequer me entenda. Mas acho que o maior sonho da alma feminina, na verdade, é ser compreendida - inclusive por ela mesma.
Simples, não é mesmo? Por isso um conhecido poeta francês sentenciou:
- Devemos escolher entre amar as mulheres e compreendê-las. Não há meio-termo.